sexta-feira, 9 de maio de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC

CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: TIC's Aplicada a Educação
PROF.ª: MSc. TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO (A): Karen Lane






História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem


Au)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário
UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Estrut Curricul
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Da la
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Contextualizar os quadrinhos no mundo juvenil.
- Criar uma história em quadrinhos utilizando recursos tecnológicos.
- Planejar uma exposição de quadrinhos em espaço público.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aulas 1 e 2
A introdução desta aula será uma sensibilização dos alunos para a temática, de modo que os alunos sejam motivados a investigar o assunto. O professor também poderá investigar a  relação dos alunos com as Histórias em Quadrinhos. Para tal, exiba para os alunos as seguintes imagens:


Imagem disponível em: http://guiaavare.com/noticia/3998/gibis. Gibis Clássicos
Imagem disponível em: http://gibisclassicos.blogspot.com.br/. Acesso em 09 de maio de 2014.
Imagem disponível em: http://www.planetagibi.net/2009/08/quadrinhos-disney-no-orkut.html. Imagem disponível em: http://antigravidade.wordpress.com/2010/03/05/admiravel-mundo-nerd-as-mudancas-nos-gibis-da-panini/. Acesso em 09 de maio de 2014 .
2. Faça um debate com os alunos sobre os gibis:
a. Você lê muitos gibis?
b. Você já utilizou gibis na escola?
c. Você já criou algum gibi ou personagem?
d. Você sabe se seus pais leram gibis e quais são eles?

3. Na sequência, exiba o Programa nº 1 da Série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem - Origem das histórias em quadrinhos. Duração 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9710. Acesso em 09 de maio de 2014. Ao assistir ao vídeo, peça aos alunos que prestem atenção aos seguintes aspectos:
  • a crítica com relação à má influência dos quadrinhos
  • o prêmio HQ Mix
  • o uso da tecnologia de ponta na produção dos quadrinhos
4. Terminado o vídeo, promova um debate com os alunos dispondo a turma em semicírculo. Faça o levantamento dos aspectos que os alunos observaram e aproveite para as discussões. Sugestão:
a. Você já ouviu falar sobre a má influência dos quadrinhos na formação das crianças?
b. Você acha que você sofreu más influências dos quadrinhos?
c. Em algum momento os quadrinhos atrapalharam ou ajudaram seus estudos?
d. Qual a utilidade do prêmio HQ Mix em termos educacionais?
e. Como a tecnologia tem modificado a produção dos quadrinhos?
Aula 3
1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
2. Os grupos usarão seus netbooks do Programa Um Computador por Aluno - UCA ou os computadores da escola, caso haja um laboratório de informática instalado.
3. Solicite que os grupos acessem o blog da Gibiteca da Escola Municipal JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO - LEOPOLDINA (MG), inaugurada em 11 de maio de 2007.Disponível em: http://www.gibitecacom.blogspot.com.br/. Acesso em 09 de maio de 2014.
4. Os grupos buscarão informações gerais sobre a Gibiteca.
5. Na sequência, os alunos irão visitar o site "Guia dos quadrinhos". Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/. Acesso em 09 de maio de 2014.
  • os grupos pesquisarão o acervo do site, bem como se registrarão para trocarem, comprarem ou venderem seus gibis.

Aulas 4, 5 e 6
1. Organize uma exposição com os alunos por meio da produção de gibis em sala de aula.
2. Para isto, em grupos, os alunos irão criar as personagens e o enredo relacionando-os a algum conteúdo visto em sala de aula: Ciências, Geografia, História, Arte etc. Cada grupo escolherá um tema referente a algum conteúdo e elaborará o seu próprio gibi.
3. Remeta os alunos ao site sobre criação de quadrinhos no computador. Duração: 13:38. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_5C0xoJpBOY. Acesso em 08 de julho de 2013.
4  A seguir,  o professor conduzirá a discussão com seus alunos relacionando  os quadrinhos com conteúdos da educação formal.
5. Auxilie os grupos no trabalho, procurando estimulá-los em sua criatividade.
6. Terminada a criação, os grupos poderão imprimir o trabalho para a exposição.

Aula 7
1. Organize um dia para a exposição dos trabalhos no pátio da escola e, caso tenham possibilidade, em local público: biblioteca municipal, galeria, hall de edifícios públicos,  etc.
2. Convide os pais, professores, demais alunos e funcionários para visitarem esta exposição.
3. Peça que os alunos criem um panfleto de divulgação desta exposição.
4. Organize os gibis em stands para o dia da exposição.
Professor, a divulgação do trabalho será um momento de rica aprendizagem, no qual os alunos poderão explicar ao público as etapas do trabalho de criação dos gibis, além de terem o seu trabalho reconhecido.
Recursos Complementares
Boletim do programa Salto para o Futuro específico para a série História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf. Acesso em 09 de maio de 2014.

Aula do Portal do Professor sobre Histórias em quadrinhos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40626. Acesso em 09 de maio de 20134
Avaliação
Avalie a compreensão dos alunos quanto à importância de relacionar os quadrinhos com suas vivências. Avalie a motivação dos alunos com relação às atividades propostas. Avalie se o fórum foi produtivo no sentido de mudar concepções ou ampliar o uso dos quadrinhos no espaço formal da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário